Para a formulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento USCS 2030, foi utilizada a metodologia do Planejamento Estratégico Prospectivo – PEP (RAMÍREZ; BURBANO, 2014). O método articula, de forma coerente e consistente, as técnicas da prospectiva estratégica de Godet (1994; 1997); o planejamento por cenários de Heijden et al. (2005), os cenários prospectivos de Schwartz (2000) e o Planejamento Estratégico Situacional de Matus (1997).

A metodologia PEP segue a técnica de seis (6) ciclos prospectivos estratégicos fortemente inter-relacionados com as suas respectivas atividades (Quadro 1), aplicados na construção do Plano Estratégico da Universidade:

A USCS é a Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Com mais 50 anos de história, é uma referência em formação profissional de qualidade para todo a Região do Grande ABC

Processo de elaboração

Com o objetivo de elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento USCS 2030, desde meados de 2018 foi instituído um Grupo de Trabalho formado por docentes e funcionários, subordinado diretamente à Reitoria e oficializado através da Portaria n° 003/2019.

Seguindo cronograma previamente estabelecido, o Grupo realizou sessões semanais de trabalho visando discutir e formular o Plano e submeter à consideração e à aprovação da Alta Direção os resultados que estavam sendo obtidos no atual processo. Para isso, com base nos fundamentos das Ciências e Técnicas de Governo, a Alta Direção e o Grupo de Trabalho foram treinados pelos professores convidados Luis Carlos Burbano e Aristogiton Moura, na metodologia do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROSPECTIVO. O treinamento teve como foco aprender fazendo e foi desenvolvido em duas etapas, uma de natureza magistral e outra de natureza prática.

A tônica do PED USCS 2030 é sua construção coletiva, com participação ativa da comunidade universitária. Nesse sentido, a fortaleza do PED e suas possiblidades de realização residem na mobilização e compromisso dos diferentes atores que fazem parte da nossa instituição.

arrow-2889040_1920.jpg

O OBJETIVO DO PED USCS 2030 é desenhar e implantar um processo de planejamento estratégico que permita à comunidade acadêmica da USCS deliberar sobre as alternativas e decisões direcionadas a garantir a permanência e o desenvolvimento futuro da Universidade como uma instituição de ensino superior de qualidade num contexto de mudanças aceleradas nos âmbitos social, cultural, econômico, científico e tecnológico, territorial, ambiental, político e institucional.

OBJETIVO

Cenários Prospectivos

Foram identificados dois vetores de futuro que se constituem em grandes incertezas críticas para o futuro da USCS:

Essas incertezas permitem inferir quatro Possíveis Cenários sobre o futuro do Ensino Superior no Brasil e na região em 2030:

INCERTEZA 1: Configuração da oferta por Ensino Superior no Brasil e na região.

INCERTEZA 2: Configuração da demanda por Ensino Superior no Brasil e na região.

Direcionalidade Estratégica da USCS 2030

Valores

A USCS SE COMPROMETE COM:

• A qualidade e a pertinência com a realidade social, política e econômica.

• A formação humana nas suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica e profissional.

• A liberdade, pluralidade e pensamento crítico.

• O serviço público e o desenvolvimento humano e sustentável.

• A transparência e a eficiência institucional.

• A diversidade, com os direitos humanos e a promoção da cidadania.

• A inovação e o espírito empreendedor.

Linha, Diretrizes e Operações

 

Com o propósito de enfrentar os problemas atuais e potenciais identificados e analisados, e caminhar na direção definida pela Visão Estratégica, as diretrizes e ações do PED USCS 2030 estarão articuladas nas seguintes sete (7) Linhas Estratégicas definidas a seguir: 

Linha Estratégica 1 - ENSINO E APRENDIZAGEM, INOVADORES E CONTINUADOS

Linha Estratégica 2 - PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CENTRADA NO DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

Linha Estratégica 3 - EXTENSÃO E PROJEÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

Linha Estratégica 4 - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA INTEGRAÇÃO GLOBAL, REGIONAL E LOCAL

Linha Estratégica 5 - PROJEÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL E INTERNACIONAL

Linha Estratégica 6 - MODERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL, FINANCEIRA E DA INFRAESTRUTURA FÍSICA

Linha Estratégica 7 - PLANEJAMENTO E DIREÇÃO ESTRATÉGICA

Implantação e Atualização do PED USCS 2030

 

Um dos grandes desafios na implantação do Sistema de Planejamento Estratégico é que ele cumpra uma função operacional como um instrumento eficaz que permita orientar a gestão da Universidade no cumprimento das diretrizes, objetivos e metas estratégicas definidos no PED USCS 2030.

 

Nessa direção, seguindo as orientações metodológicas do Planejamento Estratégico Situacional, a implantação do PED USCS 2030 contemplará a modernização dos seguintes Sistemas de Direção Estratégica:

O Sistema de Conformação da Agenda da Alta Direção

O Sistema de Monitoramento e Avaliação da Gestão Institucional

O Sistema de Gerenciamento por Objetivos e Operações

Para acessar todo o conteúdo do Plano Estratégico de Desenvolvimento USCS 2030, acesse e leia o documento completo