Contato
Fale conosco!
Rua Francisco Humberto Zuppi, 500
Cidade Universitária - Campinas/SP
CEP 13.083-350
Fone: +55 (19) 3381.7845
Cel: +55 (19) 9 8135.4579
contato@institutocarlosmatus.com
  • Grey Twitter Ícone
  • Facebook
  • Ícone cinza LinkedIn
© 2015 Instituto Carlos Matus

É com grande satisfação que o Instituto Carlos Matus em parceria com a Universidade de São Caetano do Sul com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC do Estado de São Paulo convidam para o do curso de Pós-Graduação Latu Sensu - "Direção Estratégica e Governo".

A QUEM SE DESTINA

Dirigentes e gestores públicos, privados e de organizações da sociedade civil, consultores em Gestão e Planejamento Público, lideranças políticas e sociais e profissionais graduados em qualquer área.

 

 

Segundo o professor Joaquim Celso Freire, responsável pela implementação do curso, a iniciativa se fundamenta na perspectiva de que é possível estimular as habilidades pessoais do dirigente político, mediante a formação em Ciências e Técnicas de Governo.

 

“O governante precisa de ferramentas para um melhor entendimento da realidade social e para que possa planejar e realizar ações de políticas públicas verdadeiramente capazes de elevar os padrões de segurança, saúde, educação, mobilidade e demais anseios da população, gastando menos e fazendo mais”, afirma.

Para Aristogiton Moura, presidente do Instituto Carlos Matus e parceiro neste empreendimento, a USCS se coloca na dianteira do processo de modernização do estado, da máquina pública e da nova elite requerida para modernizar a forma de fazer governo e governar no Brasil e na América Latina. “Os últimos acontecimentos políticos têm mostrado que a estrutura estatal já não responde às necessidades da sociedade em termos de condução política estratégica e promotora do desenvolvimento e bem-estar social. Enfrentar a crise que está contaminando o nosso dia-a-dia e afetando nosso futuro depende de novos conhecimentos e novas práticas que nos reconduzam ao caminho da estabilidade e da tranquilidade social. A formação em Ciências e Técnicas de Governo, pela USCS, é o que de mais moderno e eficiente pode ser encontrado para esse fim”.

APRESENTAÇÃO

O problema central, crise e capacidade de governo. 

Há um divórcio entre o que a sociedade e os cidadãos demandam da política e o que a política e os políticos oferecem. Este não é só um divórcio causado por interesses opostos e carência de vontade. É também um divórcio entre a capacidade de governo e a complexidade dos problemas de governo e o produto de um abismo entre a política e as ciências sociais, entre a prática e a teoria.

 

A baixa capacidade de governo, que domina a política, é a baixa capacidade para processar os problemas reais. O imediatismo e a improvisação política, sob o pretexto da experiência, da arte e da intuição, trabalham com mal-estares imprecisos e com soluções preconcebidas, geralmente copiadas de outras experiências. O governante tradicional não trabalha com problemas. Trabalha com soluções, mas a sociedade vive problemas.

 

Por sua vez, estas deficiências têm sua origem no distanciamento entre a política e as ciências, ou seja, entre a prática e a teoria. Portanto, se faz urgente fundamentar a política prática em uma nova disciplina transversal, que se pode chamar Ciências e Técnicas de Governo, com o intuito de contribuir para elevar a capacidade de governo dos dirigentes e organizações; e também de modernizar a política para atuar no contexto altamente complexo em que vivemos.

 

A arte da política e do governo supõe dotes pessoais. Mas, em boa medida, tais dotes são potencialidades que podem ser desenvolvidas e alimentadas mediante o conhecimento de métodos e técnicas apropriadas.

 

Precisamente, este Curso de Pós-Graduação: Direção Estratégica e Governo se fundamenta na hipótese de que é possível estimular os dotes pessoais do dirigente político mediante a formação em Ciências e Técnicas de Governo.

 

Essa formação não pode substituir nem criar a dose de arte que requer a política, mas é um caminho para profissionalizar e potencializar a arte do político e melhorar a qualidade do extrato tecnopolítico que lhe dá suporte.

OBJETIVO DO CURSO

Elevar a capacidade de governo de instituições e organizações públicas, privadas e da sociedade civil, assim como de políticos e dirigentes, com o aporte dos conhecimentos teóricos, metodológicos e instrumentais das Ciências e Técnicas de Governo.

O CURSO ESTÁ FORMATADO EM 4 MÓDULOS

Cada um deles é composto por várias disciplinas, totalizando 480 horas, sendo 360h presenciais

e 120h como trabalho de conclusão de curso.

MODERNIZAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA

PLANEJAMENTO

ESTRATÉGICO

MODERNO

SISTEMA DE DIREÇÃO ESTRATÉGICA

GESTÃO

E

RESULTADOS

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL