• Pedro Ferrão

Sergio Bitar Torna-se Sócio Honorário do Instituto Carlos Matus


Adriano Moura, Ari Moura e Sergio Bitar na sede do ICMatus

No dia 14 de agosto o Instituto Carlos Matus teve o prazer de receber, o engenheiro e político chileno, Sergio Bitar, ministro de Estado chileno nos mandatos de Salvador Allende (Minas), de Ricardo Lagos (Educação) e de Michelle Bachelet (Obras Públicas). Sérgio também foi senador pela Região de Tarapacá dentre os anos de 1994-2002.


Grande defensor da democracia e renomado internacionalmente devido a suas contribuições para a qualificação política na América Latina, Sérgio Bitar trabalhou junto com Carlos Matus durante a gestão de Salvador Allende, ambos como ministros de Estado. O golpe militar que derrubou Allende e instaurou a ditadura de Augusto Pinochet, prendeu ambos nas Ilhas Dawson, onde conviveram durante 1 ano. Apesar do tenso e infeliz contexto, Sergio Bitar afirma que sua "relação com Carlos Matus fez parte de um dos momentos mais trágicos e estimulantes de nossas vidas. Nos uniu uma amizade e um compromisso que continuarão sempre."


Convite do ICMatus para Sergio Bitar

Na mesma data da visita, o Presidente do Instituto Carlos Matus, Ari Moura, junto aos consultores Adriano Moura e Luiz Vicensotti, entregou o convite para que Sergio Bitar faça parte do Instituto na qualidade de sócio honorário.


Recebemos a resposta ao convite após o lançamento da edição em português do livro "Transições Democráticas - Ensinamentos dos Líderes Políticos", obra organizada por Sergio Bitar, junto ao Profº Abraham F. Lowenthal, que aborda os desafios e lições oriundos dos processos de retomada da democracia após regimes autoritários em 6 países: Brasil, Chile, México, Polônia, África do Sul e Espanha.

Saiba mais sobre o livro em: https://editoracontexto.com.br/transicoes-democraticas.html


Ficamos muito felizes e honrados com o aceite de Sergio Bitar ao convite de fazer parte do Instituto Carlos Matus! Confira a carta resposta escrita por Sergio Bitar:


Carta resposta de Sergio Bitar

"Estimado Presidente


Com emoção recebe seu convite e a decisão da Assembleia Geral do Instituto Carlos Matus de fazer parte de seu Instituto na qualidade de sócio honorário.


A relaçã com Carlos Matus fez parte de um dos momentos mais trágicos e estimulantes de nossas vidas. Nos uniu uma amizade e compromisso que continuarão sempre.


Colaborarei no que estiver ao meu alcance na grande tarefa de vocês realizam diariamente: bom governo para fortalecer a democracia.


Estudar, analisar e ensinar métodos e técnicas para desenhar e realizar estratégias e programas em um mundo crescentemente incerto e complexo é um dos grandes desafios da América Latina.


As ideias de Matus seguem vigentes. Com muito gosto aceito o convite, pelo qual me sinto honrado."


Luiz Vicensotti, Ari Moura e Sergio Bitar no dia da visita à sede do ICMatus.

Com Sergio Bitar como novo sócio honorário do Instituto, nossos associados seguem ainda mais motivados a continuar trabalhando na melhoria dos processos de governos, rumo ao fortalecimento da democracia.


Seja muito bem-vindo ao Instituto Carlos Matus, Sergio Bitar!




Texto de Pedro Ferrão

0 visualização
Contato
Fale conosco!
Rua Francisco Humberto Zuppi, 500
Cidade Universitária - Campinas/SP
CEP 13.083-350
Fone: +55 (19) 3381.7845
Cel: +55 (19) 9 8135.4579
contato@institutocarlosmatus.com
  • Grey Twitter Ícone
  • Facebook
  • Ícone cinza LinkedIn
© 2015 Instituto Carlos Matus